Expedição Missões – um novo projeto, uma nova visão, uma história a ser vivida!

Cada expedição ao ser montada tem um objetivo, uma ideia, um foco. Quando pensamos na Expedição para as Missões não fazíamos ideia de tudo que iriamos encontrar, e do que ainda temos para explorar. A carga histórica é imensa, e ao começar a visitar, ler, ouvir, conversar, viver, começamos a descobrir o quanto nos falta de informação em relação a uma história de certa forma tão recente e tão próxima.

Mas a ideia da expedição é mostrar um pouco do que existe das ruinas das missões jesuíticas guaranis. Estas se estendem pelo Brasil, Argentina e Paraguai. A partir dai montamos 3 possibilidades de roteiros para poder mostrar um pouco desta história deslumbrante.

A Rota das Missões é um passeio de 3 dias, focado nas missões principais do Brasil, comoIMG_9325 São Miguel, São João Batista, São Lourenço, São Nicolau. Estes locais são sítios arqueológicos e contem ruinas das reduções. Cada um com sua peculiaridade, e beleza. Ver o Som & Luz, um espetáculo que mostra e enriquece a visita com detalhes históricos. Realmente algo que deve ser visto, e revisto.

A Expedição Missões Argentinas nos leva a ver um pouco das Missões Brasileiras e das Argentinas. Enquanto no Brasil são 07 reduções, na Argentina haviam 15. Vamos visitar as principais, como San Ignacio Mini, IMG_9397Loreto e Santa Ana. E o Luz, Imagem e Som de San Ignacio, este é algo imperdível e a sensação indescritível. Enquanto em São Miguel o expectador esta sentado, e assiste a uma narração da Terra, Templo, e dos mortos, em San Ignacio o expectador caminha no meio das ruinas e assiste a uma história, um romance que conta o que acontecia por la e como tudo terminou, com efeitos tridimensionais de imagem sendo projetadas nas arvores, ruinas, e em nuvens de agua para criar uma experiência única. Ao assistir aos dois, percebe-se que as razões para IMG_9453a queda das missões foram diferentes, sendo que cada uma teve algum impacto maior de algum lado, seja Português, seja Bandeirante, seja Tupi, seja Paraguaio… Não vou contar mais, que isto é algo para se ver e viver durante as visitas as ruinas.

A Expedição Missiones ja engloba o Brasil, Argentina e Paraguai. No Paraguai foram 8 reduções, e temos 3 importantes reduções como Trinidad, Jesus e Cosme e Damião. Esta ultima tem partes restauradas que pode-se ver como realmente eram os prédios, telhados, templo, etc….

Sem duvida, um passeio belíssimo e que vale a pena ser feito e vivido.